Dentes do Siso

Os dentes do siso, ou terceiros molares, são por norma os últimos dentes a erupcionar na cavidade oral. Surgem por volta dos 18 anos de idade, mas podem erupcionar numa fase mais tardia da vida. São considerados órgãos vestigiais por haver já uma percentagem da população que não chega a desenvolvê-los.

Extrair ou não extrair?

Nem sempre os dentes do siso têm indicação para ser extraídos. Se estes conseguirem erupcionar na posição correta e forem convenientemente higienizados podem permanecer na cavidade oral tal como qualquer outro dente.

Há no entanto razões que nos levam a decidir pela extração destes dentes:

– Mau posicionamento

– Dor, inflamação e edema

– Formação de quistos

– Lesões de cáries no dente do siso ou adjacentes

Estes fatores, associados às queixas dos pacientes – dor de dentes, dor que irradia para a cabeça e/ou ouvido, mau hálito, limitação da abertura da boca – podem levar à decisão, em conjunto com o paciente, do médico dentista extrair o dente. (Consulte a nossa equipa aqui: https://www.oralproject.pt/equipa/)

Atualmente existem técnicas e medicações que facilitam a extração do siso, minimizando o aparecimento de riscos e complicações associados à cirurgia, contudo existe sempre a possibilidade de estes virem a ocorrer.

A complicação mais frequente é a parestesia ou perda de sensibilidade, normalmente transitória, que pode ocorrer e durar entre dias a meses, consoante o grau de lesão do nervo. Nos casos em que há uma secção completa do nervo pode mesmo ocorrer uma paralisia nessa região da face.

O pós-operatório de um dente do siso é normalmente semelhante ao de qualquer dente caso não haja complicações e se forem tomados os cuidados recomendados pelo médico dentista. A alimentação deve ser preferencialmente fria nos primeiros dias, aplicar bastante gelo nos primeiros dias, tomar a medicação prescrita da forma correta, evitar grandes esforços físicos, evitar fumar e redobrar os cuidados com a higiene oral.

A recuperação da cirurgia é relativamente rápida podendo o doente prosseguir a sua vida normal quase no imediato.

O preço da extração está sempre sujeito a uma avaliação que depende da complexidade e técnica cirúrgica.

Para qualquer dúvida pode esclarecê-la com qualquer colega em qualquer uma das nossas clínicas OP (https://www.oralproject.pt/opclinics/)

Cirurgia Dentes do Siso