Os Primeiros Dentes do Bebé

O aparecimento dos primeiros dentes do bebé são, na maioria das vezes, uma dor de cabeça para os pais. Normalmente a erupção dos primeiros dentes (incisivos centrais inferiores) ocorre aos 6 meses e por volta dos 24-36 meses já temos os 20 dentes decíduos (ou dentes de leite) erupcionados

Com a erupção dentária dos primeiros dentes do bebé podem surgir alguns sintomas que deixam os pais alerta e preocupados, como por exemplo: febre, diarreia, aumento da salivação, irritabilidade e inflamação da gengiva. Mas muitas vezes estes sintomas não dizem respeito à erupção dentária mas sim a alguma doença que possa estar presente como constipações ou otites que são bastante frequentes nestas idades, por isso é necessário fazer um bom diagnóstico junto do seu médico dentista.

Ocasionalmente podem parecer dentes muito antes da erupção dos primeiros dentes decíduos. Estes podem ser classificados em dois grupos: Dentes Natais – presentes aquando do nascimento; e Dentes Neonatais – erupcionam no primeiro mês de vida. Nestes casos os pais devem consultar o Médico Dentista por forma a conseguir perceber se são dentes a mais (supranumerários).

O aparecimento dos primeiros dentes do bebé é sempre uma situação que levanta algumas dúvidas e como tal, podem sempre consultar o Médico Dentista para esclarecê-las.

Foto Bebé