Saúde Oral e Gravidez

Saúde Oral e Gravidez

Uma boa saúde oral é fundamental em todas as fases da vida. E a gravidez é um período onde os cuidados devem ser redobrados.

Queremos informá-la, contar-lhe as verdades e os mitos da saúde oral durante a gravidez, e aconselhá-la para que possa desfrutar destes 9 meses sem complicações.

A gravidez enfraquece os dentes

Não. A gravidez pode levar ao agravamento das condições de saúde, mas por si só não aumenta a incidência de cárie dentária.

Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé 

Não. O cálcio presente nos dentes da mãe forma um cristal microscópico, estável, que não está disponível na circulação sanguínea e que não é usado para constituir órgãos do bebé.

A gengiva sangra mais durante a gravidez 

Sim. Durante a gravidez há um aumento no nível de hormonas, o que faz com que as gengivas sejam mais facilmente irritadas pela presença de placa bacteriana – película aderida aos dentes constituída por restos alimentares e bactérias. Assim, as gengivas ficam inchadas, vermelhas, sensíveis, dolorosas ao toque e sangram facilmente. Este quadro de sintomas é chamado de gengivite. A gengivite é facilmente tratada com cuidados de higiene adequados e regulares.

Uma grávida não pode realizar tratamentos dentários

Não. Uma grávida pode, e deve, especialmente em casos de dor e/ou infeções orais fazer tratamentos dentários. A infeção oral é mais prejudicial para o bebé que o tratamento.

Idealmente, os tratamentos dentários devem ser realizados durante o 2º trimestre e tratamentos não urgentes ou estéticos (ex. branqueamentos dentários) devem ser adiados para depois do parto.

Durante a gravidez não se podem tirar radiografias orais nem levar anestesia local 

Não. As radiografias são seguras durante a gravidez e deve ser utilizado um colete de proteção para minimizar ainda mais a exposição à radiação.

A anestesia local também é segura.

Assim, aconselhamos os seguintes cuidados:

  • Avise o seu médico dentista se está, ou pensa estar, grávida
  • Se está a pensar engravidar, marque uma consulta com o seu médico dentista para garantir que não existem problemas ou para tratar preventivamente.
  • Em caso de necessidade, o período mais indicado para tratamentos é o 2º trimestre.
  • Faça uma higiene oral adequada e redobrada com:
    • Escovagem 2x ao dia, com uma pasta com flúor (1450 ppm)
    • Use 1x dia o fio dentário e/ou escovilhão
    • Elixir oral sem álcool
  • Bocheche a boca com água ou um elixir com fluor depois de vomitar para neutralizar a acidez. A acidez do vómito pode causar desgaste nos dentes (erosão dentária)
  • Faça uma dieta equilibrada e variada

Não se esqueça também de pedir o seu cheque-dentista ao seu Médico de Família. Este permite-lhe realizar 5 tratamentos dentários, gratuitamente, até 60 dias após o parto.

Pode utilizar os seus cheques dentista em qualquer uma das OP Clinic.

Os cuidados orais durante a gravidez são seguros e importantes. Conte connosco para a informarmos e tratarmos da melhor forma possível!

https://www.omd.pt/publico/gravida-bebe

https://www.sns.gov.pt/sns-saude-mais/saude-oral/

http://www.colgate.pt/app/CP/PT/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-at-Any-Age/Adults/Oral-Health-and-Pregnancy/article/Pregnancy-Prenatal-Care-and-Oral-Health.cvsp

Mulher Grávida