Cheque-dentista

O cheque-dentista, é um documento que assegura ao utente o acesso a tratamentos preventivos e curativos prestados gratuitamente pelo médico dentista.
É uma iniciativa do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e foi criado pelo Ministério da Saúde com o acordo da Ordem dos Médicos Dentistas para que uma parte significativa da população possa ter acesso a cuidados de Medicina Dentária primários.
Os beneficiários destes cheques são:
Crianças até aos 6 anos, após avaliação pelo médico de família do Centro de Saúde ou por um Higienista Oral durante um rastreio no infantário ou escola, são reencaminhas para a consulta de medicina dentária;
Crianças e jovens até aos 18 anos, os cheques são distribuídos nas escolas do ensino público;
Mulheres grávidas, podem adquirir no Centro de Saúde, através do seu médico de família;
Idosos, também no Centro de Saúde, junto do seu médico de família;
Doentes com a infeção VIH/sida, solicitando igualmente ao seu Médico de Família.
Com o cheque dentista, o paciente terá direito aos tratamentos preventivos, restaurações, desvitalizações, extrações, destartarizações e alisamentos radiculares. Colocação de aparelhos, próteses, branqueamentos e outros tratamentos, não estão contemplados.
Os utentes têm liberdade de escolha do prestador de entre os médicos dentistas aderentes, que constam de uma lista nacional, disponível nas unidades funcionais dos agrupamentos de centros de saúde. Contudo, após iniciar os tratamentos não poderá trocar de médico entre consultas.
Dra. Susana Albuquerque