A importância da Saúde Oral na sua Diabetes

A 14 de Novembro assinala-se a data do Dia Mundial da Diabetes. Segundo um relatório de 2019 da OCDE, a taxa de prevalência da Diabetes em Portugal (9.8%) é a segunda maior da Europa, só atrás da Alemanha.

Assim, o controlo da saúde oral assume especial importância numa população fortemente afetada pela Diabetes ou com forte tendência a poder sofrer da doença ao longo da vida.

Existe uma especial e forte ligação entre a diabetes e a sua oral em ambos os sentidos. Não sendo um fato muito difundido entre a população, a verdade é que ignorar o estado da saúde oral tem implicações na nossa alimentação e higiene oral, o que implica uma má nutrição. A má nutrição implica por sua vez, um agravamento da Diabetes.

Por outro lado, a Diabetes através da alteração do nível de glicose no sangue facilita o aparecimento e propagação das bactérias. Dessa forma, não fazendo um rastreio constante e atento à sua saúde oral, facilitará o crescimento de cáries o que poderá levar à perda de dentes.

É verdade que sofrer de Diabetes influencia muito a sua saúde oral. Mas descurar a sua saúde oral é a pior escolha que o paciente pode fazer e terá implicações no futuro do seu sorriso.

 Por isso, o que devo fazer?

  1. Vigie de forma constante o estado da sua boca e informe o seu Médico Dentista de que padece desta doença.
  2. Esteja atento aos sinais comuns: dores, vermelhidão, sensibilidade, etc.
  3. Reforce a escovagem dos dentes (mínimo 3xs/Dia)
  4. Realize a consulta de controlo com o seu Médico Dentista (de 6 em 6 meses ou consoante a indicação do seu Médico Dentista)
Dia Mundial da Diabetes