O serviço diferenciado como auxílio a casos mais complexos e com resultados mais céleres e seguros.

O que é a Endodontia?

A palavra “Endodontia” provém do grego que significa “dentro do dente”.
Assim, a Endodontia (mais comumente conhecida como “desvitalização”) é o ramo da Medicina Dentária que se dedica às patologias da polpa dentária, ao seu tratamento e aos tecidos envolventes.

Porque terei de realizar um tratamento de Endodontia?

Quando um dente é afetado por lesão de cárie dentária, nem sempre a restauração é o tratamento mais eficaz. Devido a vários fatores, como os cuidados de higiene oral, alimentação, ou doenças associadas, a lesão de cárie pode ficar tão profunda que afeta os tecidos nervosos dentários, podendo até levar à criação de abcessos. Assim, o tratamento endodôntico é a solução mais eficaz, impedido a extração do dente.

Como é realizado o tratamento endodôntico?

De um modo simplificado, o tratamento endodôntico passa por remover toda a estrutura cariada, quando presente, remover o nervo do dente e desinfetar todo o sistema de canais radiculares com recurso a instrumentos manuais e/ou mecânicos. Posteriormente o canal é selado até que seja realizada a restauração definitiva, terminando assim o tratamento.

Porque não tirar (extrair) o dente em vez de realizar o tratamento endodôntico?

Não há nada mais duradouro e estável do que o dente originário do paciente! Financeiramente pode à primeira vista parecer bem mais atrativo, mas será que a Reabilitação Oral posterior compensará?

A verdade também é que a extração de dentes coloca em perigo a estabilidade e a sua estrutura da boca. Ao extrair um dos dentes, a reação fisiológica é compensar com os restantes e assim acontecem movimentações dentárias, originando novas cáries, problemas na mastigação e na saúde oral em geral.

Ainda assim, pondere todas as opções com o seu médico dentista. Cada caso é único e particular e carece de uma avaliação detalhada pelo Médico Dentista, expondo as alternativas que lhe podem ser viáveis no seu caso em especifico.

Neste âmbito, como poderá o Microscópio em Endodontia ser útil?

Como já indicámos, a endodontia realiza uma atuação através de uma cavidade que é aberta no dente e tem por objetivo desinfetar a zona afetada nos canais radiculares. Por ser um tratamento minucioso são utilizados diversos equipamentos que ajudam em medições e em identificação de lesão de cárie.

O Microscópio vem oferecer um tipo de serviço absolutamente diferenciado através de um grau muito mais elevado de precisão.

A Endodontia com Microscópio está extremamente aconselhada em casos mais complexos, em casos de re-tratamento (no caso de uma nova reinfeção dentária) e no geral de modo a garantir mais segurança e previsibilidade no tratamento tanto ao paciente como ao Médico Dentista.

Das várias vantagens da utilização deste serviço diferenciado destacamos:

  • Imagem ampliada e melhor iluminação são sinónimos de maior precisão no tratamento
  • Maior taxa de sucesso
  • Maior segurança no resultado do tratamento
endodontia com microscopio