Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária responsável pela prevenção, promoção e manutenção da saúde oral dos bebés, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

Os cuidados começam, por isso, muito cedo.

Durante a gravidez, é essencial um acompanhamento do Médico Dentista e um cuidado da higiene oral adequado para evitar focos de infeção que podem ser prejudiciais para a saúde oral e geral do bebé.

A primeira visita ao Médico Dentista pode acontecer desde o nascimento dos primeiros dentes de leite, para superar receios associados à visita ao Médico Dentista e detetar, precocemente, qualquer alteração existente.

Nas consultas de odontopediatria, podem ser realizados vários tratamentos – a prevenção, instrução e motivação para a higiene oral, a aplicação tópica de flúor, a aplicação de selantes, a restauração de dentes de leite, definitivos e a avaliação precoce da necessidade de tratamento ortodôntico.

O acompanhamento da dentição nas suas várias fases evita que, posteriormente, sejam necessárias intervenções mais complexas nos dentes definitivos.