Ortodontia

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento do incorreto posicionamento dos dentes e/ou dos maxilares, restabelecendo a sua função e estética.

As alterações dentárias e/ou esqueléticas podem estar associadas a diversos fatores. Fatores hereditários, hábitos (chucha depois dos 3/4anos, …) perda prematura de dentes decíduos ou permanentes, entre outros, podem contribuir para uma alteração da posição dentária e/ou da mordida.

As diferentes soluções da ortodontia – fixas e removíveis – são aplicadas, individualmente, após a identificação do(s) problema(s), origem, queixa principal do paciente e motivo da consulta.
A Ortodontia é, nos dias de hoje, uma prática corrente em crianças, jovens e adultos.

Os tratamentos ortodônticos vão devolver um sorriso bonito e harmonioso ao paciente:

• Melhor Higiene Oral – o posicionamento correto dos dentes ajudam a higienização, diminuindo a acumulação de placa bacteriana, evitando a inflamação gengival e o aparecimento de cáries;
• Melhoria  na função respiratória, fonética e mastigatória.
• Melhoria Estética – a harmonia do sorriso é, cada vez mais, valorizada pelo paciente – auto-estima – e pela sociedade, sendo a principal motivação do paciente para este tipo de tratamentos.